Nova Friburgo

Algumas imagens:

Praça Getúlio Vargas

A Praça Getúlio Vargas está no coração de Nova Friburgo. Projetada em 1881, por Auguste Marie François Glaziou, com seus eucaliptos seculares e canteiros é tombada pelo IPHAN como patrimônio nacional. Em suas alamedas encontram-se diversos monumentos, homenagens aqueles que participaram da história da cidade, D. João VI, Alberto Braune, Roberto Silveira, os japoneses representados pelo "Kinen-ri" e outros.

Ao redor da praça, alguns prédios, como o antigo fórum, a casa do Barão de Nova Friburgo, sede da Oficina Escola e do Centro de Arte e a Usina Cultural, onde se encontra o acervo documental do Pró-Memórias e os sobrados, que retratam a importância econômica e social de Nova Friburgo nos séculos XIX e XX.

Praça Dermeval Barbosa Moreira, em detalhe o Monumento à Bíblia.

A Praça Dermeval Barbosa Moreira, é praticamente um braço da Praça Getúlio Vargas. Nela fica o Centro de Turismo, onde qualquer um podem obter informações de qualquer lugar da cidade e como chegar. Grandes eventos são realizados no largo. Também nos domingos e feriados, podemos encontrar a Feira de Doces Caseiros.

É neste local onde se encontra o Monumento à Bíblia, como visto na foto ao lado.

Praça Marílio Dias

A Praça Marcílio Dias, fica no Payssandú. Ponto referencial também para encontros e apresentações a céu aberto.

O local é considerado um dos pontos rodoviários mais importantes da cidade.

Praça do Suspiro

A Praça do Suspiro é um ponto agradável, onde podemos encontrar o Teleférico, o Centro Cultural e o Batalhão Militar do Tiro de Guerra.

A exemplo das demais, nos fins de semana e feriados, uma feira de produtos artesanais também é montada ali.

O local é considerado um dos pontos rodoviários mais importantes da cidade.

Igreja Luterana

A Igreja Luterana fica próxima á Praça Marílio Dias e visto sua importância para a História do Evangelho no Brasil, não poderia deixar de faltar nesta lista de imagens.

Praça D. João VI

Em 6 de dezembro de 2008 foi inaugurado na Praça D. João VI, no Parque Santa Eliza, o Munumento a D. João VI, criado pelo artista plástico friburguense João Baptista Felga de Moraes.

O monumento consiste numa imponente caravela com 12 bandeiras dispostas em duas panóplias. As velas trazem as bandeiras do Brasil, de Portugal e da Suíça. O barco mede 10m x 10m e pesa 160 toneladas, num trabalho que faz jus à grande importância de D. João VI para a cidade. Uma reprodução do decreto de fundação do município está afixada na base do monumento, que promete se tornar uma referência para moradores e turistas.

Praça Alberto da Veiga Guignard

A Praça Alberto da Veiga Guignard, situa-se no alto do Parque Santa Eliza, na confluência das ruas Silvio Carestiato e Monerat, a mais ou menos uns 1.050 metros de altura.

O monumento consiste em uma obra feita pelo artista plástico Felga, homenageando Alberto Guinard, seu nome figura ao lado de artistas Cândido Portinari, Ismael Nery e Cícero Dias.

Praça da Crian&cceil;a

A Praça da Criança, situa-se também no alto do Parque Santa Eliza, entre as ruas Silvio Carestiato e Boechat.

Lá foi erguido o Monumento Galdino do Valle Filho, feito pelo artista plástico Felga, em homenagem ao homem que intituiu o "dia da criança" em nosso país.