Nova Friburgo

Creio ser de grande interesse que este tópico fosse mencionado neste momento para podermos compreender todo o contexto histórico da época e é minha particular opinião, que este evento tem uma relação íntima e de grande peso sobre a decisão da vinda dos colonos suíços para o Brasil, como relatado a seguir.

O dado histórico a seguir foi baseado em documentários de TV e revistas especializadas, bem como da internet, extraído principalmente dos sites da Discovery e Wikipédia.


Estudos científicos hoje dizem que estes os anos de fome e dificuldades registrados a partir de 1816 foram na realidade causados por uma das maiores erupções vulcânicas que se tem notícia.

Com 4200 metros, o Monte Tambora era um dos vulcões mais altos da Indonésia, sendo do tipo composto, feito de camadas alternadas de lava endurecida, pedra-pomes, cinzas e pedras.

O Monte Tambora fica na ilha indonésia de Sumbawa, ao leste de Bali e Lombak. Sumbawa era a terra natal original de uma comunidade de fazendeiros subjugada por Sulawesi. Lá as pessoas cultivavam arroz, feijão, milho e criavam gado. Em 1800, tornou-se um entreposto comercial, exportando produtos como arroz, algodão e ninhos de pássaros.

Poucos indícios sinalizaram a erupção do Monte Tambora, em 10 de abril de 1815. Sons parecidos com canhões foram ouvidos a mais de 1.600 quilômetros de distância, mas foram confundidos com um possível ataque militar.

A erupção aconteceu por volta das 19h00, quando três colunas de chamas de 40 quilômetros de altura foram avistadas. Foram liberados cerca de 200 milhões de toneladas de dióxido de enxofre e 100 quilômetros cúbicos de pedras.

Sumbawa e outras ilhas a 600 quilômetros de distância mergulharam na escuridão. Um furacão de uma hora de duração veio logo depois, arrastando casas e pessoas para o mar, na direção noroeste. Os mares de transformaram em tsunamis de 5 metros de altura.

O índice de explosão vulcânica (VEI – da sigla “volcanic explosivity index”) chegou a 7, ou seja, a magnitude da erupção foi classificada como “supercolossal”. Explosões subseqüentes continuaram com menos intensidade nos três meses seguintes. As erupções finalmente cessaram em 15 de julho de 1815, quando o Monte Tambora reduziu sua altura de 4200 metros para algo em torno dos 2850 metros, deixando aua caldeira (ou cratera) com aproximados 1250 metros de profundidade e 8 km de diâmetro, o que evoca a real violência deste acontecimento.

Foi apenas em 1920 que William J. Humphreys, um climatologista americano, estabeleceu uma relação direta entre a erupção do Monte Tambora e “O Ano Sem Verão”.

Humphreys explicou que a força da erupção de Tambora impeliu cinzas e gases na estratosfera (de 17 a 50 quilômetros acima da superfície), e os ventos os espalharam por todo o mundo por mais de um ano. Essas partículas suspensas criaram um manto de poeira, que influenciou o calor do sol.

Fatos

Como o “Ano sem Verão” afetou o resto do mundo?

Durante o verão de 1816, mudanças climáticas inesperadas fizeram com que países do hemisfério Norte fossem devastados pela fome e por surtos de epidemia.

Esses novos padrões climáticos surgiram depois da erupção do vulcão do Monte Tambora, em Sumbawa, na Indonésia, em 10 de abril de 1815 e a sua erupção é a maior até hoje registada, sendo quatro vezes mais violenta do que a do Krakatoa, em 1883, e pôde ser ouvido a quase 3.000 quilômetros de distância, tendo o impacto da explosão sido sentido num raio de 1.600 quilômetros

Suíça, 1816

A fome na Suíça foi tão grande que as pessoas começaram a comer plantas.

Durante o “Ano sem Verão”, o faminto povo suíço teve que recorrer a musgos para sobreviver.

Lago Genebra, Suíça, 1816

Mary Shelley se inspirou no péssimo tempo para escrever o livro “Frankenstein”.

Hospedado na mesma cabana que Mary Shelley, em 1816, John Polidor escreveu “O vampiro”, que mais tarde inspirou “Drácula”, de Bram Stoker.

França, 1816

As uvas de vários vinhedos da França congelaram durante o verão.

Em 1816, em conseqüência do verão gelado, a colheita de uvas do país praticamente não existiu.

Irlanda, maio-setembro de 1816

A Irlanda sofreu com uma chuva fria e persistente em 142 dos 153 dias de verão.

O país sofreu pela primeira vez com a fome no “Ano sem Verão”, quando o tempo frio destruiu as colheitas de trigo, aveia e batatas.

Hungria, janeiro de 1816

Uma nevasca de cor marrom, causada pela poeira vulcânica do Tambora, atingiu a Hungria.

Na primavera de 1816, a neve que caiu sobre a Hungria e a Itália era marrom e amarela, respectivamente.

Inglaterra, outono de 1815

Turner pintou telas em tons vermelhos, com a mudança na radiação do sol.

Em resposta à escassez de comida causada pelo “Ano sem Verão”, o governo britânico aboliu a cobrança do imposto de renda em 1816.

Alemanha, 1816

Karl Drais inventou um tipo de bicicleta para baratear o transporte de grãos.

Alemães famintos assavam palha e serragem como se fosse pão no “Ano sem Verão”.

Salem, Massachusetts, 5 de junho de 1816

Salem sofreu oscilações abruptas de temperatura em poucas horas: 27 ºC em um dia.

Em 1816, os meses de verão em Salem apresentaram uma média de temperatura de 2,5 ºC a 7 ºC mais baixa que nos verões anteriores.

Canal Erie, Nova York, 1817

A construção do Canal Erie ajudou a migração de fazendeiros para o Meio Oeste.

As perdas das colheitas no “Ano sem Verão” obrigaram a família do fundador dos mórmons, Joseph Smith, a se mudar de Vermont para Nova York.

Seven Oaks, Canadá, junho de 1816

A falta de comida gerou uma batalha entre duas empresas rivais, com 24 mortos.

O primeiro registro de mudanças climáticas incomuns ocorreu no sudeste de Quebec, em 1816, com ondas de frio e geada no início de maio.

China, 1815

O mau tempo e as enchentes destruíram as colheitas no nordeste da China.

A erupção do vulcão Tambora afetou a estação das monções na China, gerando enchentes devastadoras no Vale do Yang-Tsé em 1816.

Índia, 1816

O excesso de chuvas agravou uma epidemia de cólera, de Bengala a Moscou.

A fome de 1816 enfraqueceu a resistência das pessoas, tornando-as sensíveis a doenças e propagando a epidemia de cólera na Europa.